Os diferentes tipos de dança de salão
Warning: getimagesize(): Filename cannot be empty in /home/campestreclubema/www/wp-content/plugins/tiled-gallery-carousel-without-jetpack/tiled-gallery.php on line 214
Warning: getimagesize(): Filename cannot be empty in /home/campestreclubema/www/wp-content/plugins/tiled-gallery-carousel-without-jetpack/tiled-gallery.php on line 214
Uma das características marcantes da dança de salão é o fato de ser dançada aos pares, mesmo que os pares mudem durante a execução.
Xote: Tipo de dança de salão de origem alemã, popular no Nordeste do Brasil, executada ao som de sanfonas nos bailes populares. Trazida ao Brasil em 1851 pelo professor de dança José Maria Toussaint, com o nome original de schottische. Também chamada Xótis.
Valsa: Dança de salão derivada do Ländler, popular na Áustria, Baviera e Boêmia. Caracteriza-se pelo compasso ternário da música, pelos passos em que os pés deslizam pelo chão e pelos giros dos pares. Surgiu entre 1770 e 1780
Forró: Designação popular dos bailes freqüentados e promovidos por migrantes nordestinos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Teve origem nas festas oferecidas pelos ingleses aos empregados que construíam estrada de ferro.
O bolero que conhecemos hoje tem sua formação principalmente em Cuba, em meados de 1885, e em outros países da América Central como Porto Rico, México e República Dominicana. O tradicional, “dois pra lá, dois pra cá” é sua característica principal, dançado de forma lenta e simples.
No Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, o bolero adquire movimentos mais complexos incorporados do tango, como trocadilhos, caminhadas, cruzados e giros. Em meados dos anos 90, a nova forma de se dançar o bolero se espalhou para o restante do país e é praticada até hoje.
Mesmo com toda essa trajetória de transformações, sempre foi mantido seu caráter de dança de galanteio, suave, terna e romântica, com movimentos caracterizando uma eterna busca da conquista da mulher amada, que por sua vez, seduz o parceiro num jogo que pode durar 3 minutos ou mesmo uma vida inteira.
O samba é um gênero musical, o qual deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.
O Samba de Gafieira é uma dança brasileira que teve sua origem no Maxixe. Muito comum no Rio de Janeiro, onde os dançarinos da Gafieira dançavam no bairro da Lapa com o característico terno branco, sapatos branco e preto, camisa vermelha e branca. Além de cultural, a Gafieira é uma forma de distrair a mente e exercitar o corpo. A Gafieira é dançada em pares, onde o homem exibe sua mulher para todo o baile, mas, ainda sim, a protege dos outros rapazes.